2015 object_12 | Arquipélago – Contemporary Arts Center, Azores

project project

A obra de Tomaz Hipólito que agora se apresenta no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, pertence a uma linhagem que radica na trilogia 2014 level_01_02_03. A propósito de um desses momentos, realizado no Carpe Diem Arte e Pesquisa (Lisboa, 2014), Luís Especial escrevia:

«Ao atentarmos nos contextos onde tem decorrido a prática artística de Tomaz Hipólito constatamos o seu interesse em movimentar-se em diferentes tipos de espaços. É o estímulo despertado por determinado lugar que impulsiona a criação de cada trabalho, aliado à vontade de experimentação e de dar resposta a cenários com características e implicações diversas.

A trilogia 2014 level_01_02_03 decorre em instituições (…) com posicionamentos diferenciados no sistema da arte contemporânea: uma sala pertencente a um museu (2014 level_01), um centro de arte sem fins lucrativos (2014 level_02) e um espaço polivalente que alberga um projecto cultural (2014 level_03).

Esta nova série de acções performativas dedica-se à investigação da linha no espaço em relação directa com as condições inerentes aos locais que as acolhem; confere-lhe materialidades inusitadas pelo uso de utensílios habitualmente exteriores à criação artística.

No Carpe Diem Arte e Pesquisa, 2014 level_02, (…) uma série de tensores são unidos entre si pelos seus ganchos, esticados ao seu limite, desde o interior do edifício, até uma das casas de fresco situadas no jardim. Após colocação da última secção, os elásticos mantêm a (ex)tensão máxima por instantes, até sofrerem um corte.

Em 2014 level a linha prossegue a perscrutação espacial: marca, delimita, assinala, torna visíveis as características dos locais. O resultado final do desenho inscrito no espaço assume novas especificidades em cada evento: na Sala do Veado a linha horizontal acompanha o perímetro das paredes; no jardim do Palácio Pombal, a diagonal tensa reduz-se aos fragmentos de corda projectados para os seus limites; na Appleton Square, o laser vermelho mapeia a sala a 360º, ao mesmo nível. »

(Excertos do texto de Luísa Especial para a trilogia 2014 level_01_02_03)

2015 level_02 | Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

No Arquipélago, apresentar-se-á uma variante de 2014 level_02, em que os tensores elásticos verdes que se encontravam fixos em áreas interiores – aprisionando o espaço exterior, estarão agora presos no exterior, comprimindo o espaço interior. A arquitectura do Arquipélago e suas características levou, portanto, à exploração de uma nova circunstância, ainda que mantendo a premissa de base: a ligação entre exterior e interior, agora tornada evidente, neste lugar, através de um mecanismo tão simples quanto certeiro e impactante.

A apresentação da Performance será acompanhada da exposição de materiais relativos ao seu processo de construção. Trata-se de documentação parcial, como Fotografia e Desenho, que constituem também a obra.

Curadoria de Mariana Viterbo Brandão

project

To top